A Universidade Internacional do Cuanza acolheu recentemente uma visita das freiras católicas da Fundação Brasileira Mensageiras do Amor Divino, com extensão na cidade do Cuito.
Na ocasião da visita, as freiras foram recebidas pela direcção da Universidade e reuniram-se com o Presidente da Fundação Universitária Euroafricana (FUEA) Dr. Oldemar Nolio, Dr. João Canoquena, Reitor, o Secretário Geral, Carlos Sousa, o Assessor da Presidência, José Saiago e a Directora dos Recursos Humanos Marisa Francisco.
Inicialmente, os anfitriões em forma de apresentação falaram do projecto UNIC, a sua missão social que consiste no desenvolvimento de Angola e em particular do Bié. O Presidente da FUEA explicou a acção social da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), promotora da FUEA, que oferece bolsas de estudos para garantir que pessoas do mundo inteiro tenham acesso à educação superior de qualidade. Nessa senda, assegurou que a UNIC está disponível para prestar apoio à fundação feminina.
José Saiago explicou o processo pelo qual um antigo campo de minas, hoje se transformou em um verdadeiro Campus do saber, que acolhe estudantes provenientes das dezoito províncias do país assim como estrangeiros, e ressaltou o empenho da FUNIBER, no desenvolvimento da região centro de Angola.
“Para mim, é muito gratificante ter um projecto de tamanha magnitude na minha província e eu fazer parte desde as raízes da construção dessa Universidade” afirmou Saiago.
Carlos Sousa enfatizou a parte académica, desde a oferta formativa, processo de ingresso, o programa de dupla titulação angolana e espanhola, um projecto que a UNIC estabeleceu no âmbito da mobilidade dos seus alunos, isto é, de Angola para a Espanha no intuito de munir os estudantes com experiência profissional prática internacional. Destacou os cursos de Engenharia como sendo o forte da instituição, uma vez que a UNIC oferece licenciaturas inéditas nesta área a nível da província.
O Secretário Geral esclareceu sobre a oferta dos cursos de pós-graduação disponíveis por meio das outras Universidades que compõem a rede FUNIBER, um valor acrescentado que está a contribuir para que Angola e em particular o Bié disponha de profissionais com níveis de formação acima da licenciatura.
Por sua vez a responsável, Irmã Katia Regina Segateli, declarou que a intenção de sua visita à UNIC é conhecer a Universidade de maneira integral, a sua estrutura, componente formativa, missão social, entre outros aspectos, com vista a encontrar um lugar que irá agregar valor profissional e humanista no decurso da formação das freiras, da instituição que dirige.
Depois da comitiva conhecer a Secretaria Académica, Admissões, os Laboratórios, distintas Salas de Aulas, de Professores, de Trabalho, Biblioteca, Estúdio de Rádio, assim como as futuras instalações, a madre Katia sustentou que na sua visão, a UNIC é um Campus onde se formam humanidades, se reestabelecem corações para que o mundo possa crescer mais. Acrescentou também, que a UNIC é um local onde a educação e a serenidade se encontram para construir a paz, apelando aos jovens em maneira geral a viver uma experiência na Universidade Internacional do Cuanza.
A Fundação Mensageiras do Amor Divino consiste na evangelização, levando a pessoa a viver uma vida integral e trabalhar em missões sociais, promovendo a educação, a saúde e o bem social. Nesse sentido, a madre Katia Sigateli solicita o apoio de toda a sociedade nessa causa.