Nesta secção

A UNESCO efectuou um encontro técnico com a UNIC para a realização do Encontro Nacional de Jovens Investigadores

09 Março, 2023

A propósito do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Ciências Sociais e Humanas, a Comissão da UNESCO em Angola realizou uma visita de trabalho ao Campus da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), onde se manteve reunida com a direcção da Universidade, a fim de tratar aspectos inerentes ao processo preparatório do evento que acontece no mês de Julho.

A mesma comissão esteve composta por cinco elementos: Rossana Afonso, chefe de Departamento de Educação, Cristino Séca, técnico de Comunicação Institucional, Janeth Malanda, técnica do Departamento de Administração, Denilse Machado, técnica do Departamento de Ciências e Ngombo Calemba, técnico do Departamento de Cultura.

Da parte da UNIC, participaram da reunião o Reitor, Dr. João Canoquena, a Vice-reitora, Dra. Maria Rodríguez, os decanos e os membros que compõem a equipa organizadora do evento.

Nesse contacto, os intervenientes abordaram questões ligadas ao processo preparatório, condições técnicas e meios para a divulgação do evento. Nesse contexto, o técnico Ngombo Calemba afirmou, em entrevista à UNIC RÁDIO, que no presente momento decorrem as remissões dos resumos a serem apresentados na actividade. Na mesma senda explicou a importância do evento.

“O encontro é muito importante porquanto visa estimular os jovens à investigação científica de modos a alavancar Angola a destacar-se no ranking das melhores universidades de África e do mundo”, sustentou Ngombo, enfatizando que com esta iniciativa pretende-se transformar a ideia que se tem de que a universidade é apenas um espaço de ensino.

“A universidade é além disso, um espaço de investigação que deve fazer face a tridimensionalidade universitária”, que consiste no ensino, extensão e investigação científica.

O técnico incentiva a todos os fazedores da ciência a participarem do evento, no intuito de contribuir para o crescimento da investigação científica em Angola. No entanto, participam do evento estudantes investigadores de todas as instituições de ensino superior públicas e privadas a nível nacional e jovens de maneira geral, voltados à pesquisa.

A primeira edição está prevista para os dias 20 e 21 de Julho e terá como palco o Campus da Universidade Internacional do Cuanza, cidade do Cuito. De acordo com Ngombo, a intenção é que doravante o evento se realize anualmente.

O Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Ciências Sociais e Humanas (ENJICISH) é um evento interdisciplinar que vai juntar pesquisadores de diversas áreas e promover o intercâmbio de conhecimentos entre jovens, quer em fase universitária, mestres, doutores e académicos.

O responsável afirmou que a escolha pelo Bié e a UNIC como anfitriã do evento, surgiu no intuito de descentralizar as ocorrências das actividades de Luanda para as outras províncias.

Assim, apela a juventude de Angola a participar desse encontro que se faz de grande importância para os investigadores que desejam crescer e prestar o seu contributo na área da investigação científica do país.

A data para o encerramento das inscrições foi alargada para o dia 15 de Abril. Essa decisão foi tomada pela Comissão organizadora com a finalidade de proporcionar oportunidade para todos ganharem tempo de remeter os seus resumos científicos.

A UNIC colabora na organização do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Ciências Sociais e Humanas e incentiva os seus estudantes e os académicos em geral à participação com proposta de estudos nas áreas de conhecimento afins.

Para participar do evento, os interessados devem visitar o site da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, www.cnu.gov.ao

As inscrições devem ser feitas através do e-mail: enjicish@cnu.gov.ao