As emissoras de rádio universitárias uniram esforços para produzir uma peça radiofónica conjunta como parte do programa de colaboração "Rádio e Paz" da Associação de Estações de Rádio Universitárias Espanholas.
A 13 de Fevereiro, as estações de rádio da Universidad Europe del Atlántico (UNEATLANTICO RADIO), UNE e a Universidade Internacional do Cuanza (UNICRÁDIO), localizada na província do Bié, centro de Angola, celebraram juntas o Dia Mundial da Rádio. Para o efeito, as duas estações de rádio estudantis produziram uma peça conjunta, expressa por membros de ambas emissoras.
Desta forma, Bernardo Chissende, Director do Departamento de Comunicação da UNIC do lado Angolano, e Adriana González e Pablo Puente, do lado Espanhol, narraram como um antigo campo minado da guerra civil que sangrou Angola entre 1975 e 2002, se tornou um verdadeiro campus do conhecimento em 2021 com a inauguração da UNIC, uma instituição académica angolana promovida pela UNEATLANTICO juntamente com a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), uma instituição de ensino superior de origem espanhola com presença em mais de trinta países.
A peça, por sua vez, faz parte de um programa de colaboração sobre "Rádio e Paz" coordenado pela Associação de Estações de Rádio Universitárias de Espanha (ARU) onde colaboraram outras oito estações: Rádio UMH, UPV Rádio, Rádio USAL, UniRadio Jaén, Campus Onda, Vox UJI Rádio, Rádio UNAV e Europea Radio.
Com esta iniciativa, a ARU junta-se mais uma vez à comemoração do Dia Mundial da Rádio, aprovado pela UNESCO em 2011 sob proposta da Academia Espanhola de Artes e Ciências Radiofónicas e coincidindo a 13 de Fevereiro com a primeira emissão da rádio da ONU. Nesta ocasião, além disso, a iniciativa da ARU assume uma dimensão euro-africana graças ao trabalho conjunto das estações de rádio da UNIC, de Angola e da UNEATLANTICO, universidade espanhola cuja estação de rádio é filiada na associação.
No link seguinte, encontrará o programa completo "Rádio e Paz" e, a partir do minuto 11:50, a peça produzida conjuntamente pela UNEATLANTICO RADIO e UNICRÁDIO: