A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) em colaboração com a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) realizou uma palestra sobre os desafios do profissional do presente e do futuro, no dia 17 de Fevereiro, onde se destacaram os pilares fundamentais para o sucesso: servir, amar e praticar o bem.
A palestra estava subordinada ao tema: da formação ao mercado de trabalho, o perfil do profissional do presente e do futuro. O seminário teve como palestrante o Dr. João Dono, jurista, académico e empresário angolano do Grupo Academia Dona Leonor Carrinho.
Preocupado com o posicionamento do profissional, face aos desafios do mercado de trabalho, Dono partilhou a sua experiência de vinte anos de caminhada profissional, trazendo novas perspectivas que considera úteis para o sucesso.
A par da técnica e do salário, o jurista defende a seguinte ideia: “para ser um bom profissional é necessário primeiramente olhar para o lado emocional da pessoa, se tornar num ser melhor, saber gerir a inteligência emocional, ser um bom homem, uma boa mulher, saber servir e amar ao próximo, assim como saber praticar o bem”.
Afirmou também que, quando não se leva em consideração o lado humano das pessoas, colhe-se como resultado, despedimentos de quadros por causas de conduta. “Se as pessoas são contratadas pelo lado técnico, acabam sendo despedidas pelo comportamento”, realçou o empresário.
Por esta razão, defendeu que é responsabilidade das universidades, dos cidadãos e famílias contribuírem para que o homem se torne numa pessoa cada vez melhor. Sublinhou o papel da Universidade Internacional do Cuanza nesse quesito e acredita que a UNIC está preparada para converter os seus estudantes em bons profissionais e acima de tudo, em boas pessoas para a sociedade.
Na mesma ocasião, Dono falou da projecção futurista e moderna da UNIC, segundo a qual, nos próximos tempos se transformará numa das melhores Universidades de África. Por isso mesmo, aconselhou a juventude estudantil a abraçar com primor a oportunidade de ter uma Universidade de calibre Internacional no país, e principalmente no Cuito.
Rofany Cardoso, participante e estudante do curso de Administração de Empresas na UNIC considerou a abordagem de João Dono “bastante abonatória para a minha carreira e como pessoa. Trouxe-nos uma perspectiva diferente da que estamos acostumados, nos levou a reflectir sobre a relação interpessoal, o lado emocional das pessoas, os valores éticos e morais”, disse. Com a carreira de empresária que começa, afirmou estar preparada para o futuro e fazer a diferença.
Marcelo Mendes, outro participante, concorda com o palestrante sublinhando a empatia e o amor ao próximo, aspectos primordiais para uma carreira de sucesso.
No fim da palestra, o empresário aconselhou a juventude a apostar seriamente na formação superior e profissional, assim como na formação das línguas inglesa e espanhola, idiomas que sublinhou serem de maior uso comercial e os mais falados no mundo.
A palestra foi marcada pela presença de estudantes das diferentes instituições de ensino superior, profissionais de diversas áreas da cidade do Cuito, entidades do Governo, funcionários, professores, assim como o Reitor da UNIC, o doutor João Manuel Canoquena.