O Director de Comunicação Global da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, cumpriu uma visita de trabalho no Campus da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), no Bié, onde manteve vários encontros de coordenação com a equipa que dirige o departamento na Universidade em Angola e foi convidado a conceder entrevista nos estúdios da Rádio Bié, do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA).
Maldonado, quem também é professor da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), foi convidado ao programa Sociedade Interactiva da Rádio Bié, onde prestou uma entrevista sendo assessorado por Bernardo Chissende, Director de Comunicação na UNIC. Nessa ocasião, o responsável destacou a importante riqueza humana africana, a cultura e a arte angolana.
Experiência em Angola
Em entrevista para a Rádio Bié, Rafael descreveu a sua experiência no Bié e Angola de maneira geral. “Vivi uma experiência magnífica que irei carregar para a vida toda. A simpatia, alegria e receptibilidade calorosa”, afirmou o responsável da comunicação global, ressaltando a riqueza humana como a primeira e a mais importante.
Destacou, a bela paisagem da vegetação, o clima ameno, a gastronomia, as frutas, que considera de boa qualidade. No aspecto cultural, enfatizou a música e a dança angolanas.
Visita dos Reis de Espanha a Angola
Relactivamente à visita de estado dos Reis de Espanha a Angola, o dirigente, assegurou ser de grande importância, pois “marca um antes e um depois das relações que por si são muito boas entre ambas nações”. Lembrou na ocasião, que a Espanha é o segundo país do mundo e o primeiro da Europa a reconhecer a independência de Angola, e isso demonstra a irmandade entre esses países desde o primeiro momento.
Outro factor, deve-se ao caso de Angola ser um país pertencente ao mundo da língua portuguesa, irmã do espanhol, o que pressupõe um acertamento cultural a potencializar.
No que concerne à FUNIBER, UNEATLANTICO e a UNIC, o chefe de Comunicação disse representar um grande reconhecimento tendo em conta o momento que a UNIC teve da apresentação para a recepção dos Reis e dessa feita expressar os aportes da FUNIBER em converter um “antigo campo de minas num verdadeiro Campus do saber”.
Falou da importância da visita dos Reis espanhóis em Angola no estreitamento dos laços entre as duas nações referenciando as semelhanças culturais desde as línguas parecidas e compreensíveis entre si, o espanhol e o português. Destacou a atenção especial de Espanha com Angola, nas relações bilaterais considerando a prioridade que o seu país dá à Nação africana. Sustentou que Espanha é um interlocutor para que Angola se relacione com outros países da iberofonia e principalmente a plataforma que precisa para se relacionar com a União Europeia, o primeiro grupo comercial do mundo.
Cooperação entre as Universidades da Rede
Relactivamente à cooperação entre a UNIC, UNEALTLANTICO e FUNIBER, disse à RNA: “é bastante enriquecedora para o povo do Bié porque significa estar em contacto com mais de 30 países do mundo. Isso pressupõe o intercâmbio de alunos, a participação de estudantes angolanos na realização de investigação científica com alunos de outros países, a transferência de conhecimentos e de tecnologia, além do intercâmbio cultural que pode ser muito enriquecedor para a sociedade do centro de Angola”, rematou Rafael Maldonado.
Após a entrevista no maior programa de cultura da Rádio Bié “Sociedade Interactiva”, Maldonado manteve contacto com funcionários e responsáveis daquela estação de rádio pública de Angola, destacando-se a conversa com o Chefe Produção, Fernando Chicapa e a radialista Fadília Custódio.
Esta representa a primeira visita de Rafael Maldonado na Universidade Internacional do Cuanza, no coração de Angola, Cuito, e constitui também a sua primeira entrevista numa estação radiofónica angolana.