Os parceiros do projecto Erasmus Plus Clinical Simulation Practice-Based Learning in Nursing (CLINICALSIM) reuniram-se para uma primeira partilha dos objectivos do projecto e para estabelecer ferramentas de trabalho colaborativo.
No projecto, liderado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), participam várias instituições angolanas: a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA). O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) de Portugal também é parceiro do projecto. A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad de Valladolid (UVa) da Espanha, bem como a Jan Kochanowski University (Universidade Jan Kochanowski, UJK) da Polônia colaborarão como organizações associadas.
O CLINICALSIM é um projecto de desenvolvimento de capacidades dirigido a instituições de ensino superior em Angola com o objectivo de melhorar a formação prática dos profissionais de enfermagem.
O projecto dirige-se especialmente a estudantes e professores universitários de enfermagem, confederados em simulação clínica, conselheiros e gestores do ensino superior em Ciências da Saúde, responsáveis pelas políticas de saúde/administrações públicas/associações de enfermagem e comunidade em geral (como os potenciais pacientes).
Os problemas de saúde de Angola estão relacionados com a elevada taxa de mortalidade materna e infantil, a elevada incidência de doenças infecciosas e parasitárias, doenças respiratórias e diarreicas, desnutrição infantil, malária e VIH. Os cuidados primários continuam a ser o principal problema do Sistema Nacional de Saúde, sendo relevante a falta de recursos humanos e de técnicos de saúde.
Os profissionais de enfermagem estão no centro dos desafios da saúde porque estão no centro do sistema de saúde de Angola e contribuem - sozinhos - para a remediação das referidas doenças, tendo em conta a ausência de médicos. Assim, os enfermeiros são muito procurados como profissionais de saúde, embora as suas competências práticas sejam muito difíceis de adquirir.
Face às circunstâncias elencadas, o consórcio considera relevante melhorar os processos de formação destes profissionais, preenchendo a lacuna de competências práticas (tomada de decisão, competências/formação interpessoal, nutrição humana) e, ao mesmo tempo, promovendo o compromisso social de Instituições de Ensino Superior.
Neste sentido, conjuntos de simulação e ferramentas digitais multimídia serão utilizados para implementar a aprendizagem experiencial e promover o Serviço Comunitário/Aprendizagem de Serviço nas universidades.
A aprendizagem experiencial ocorrerá em três ambientes diferentes: salas de simulação, multimídia digital e pacientes reais. Uma metodologia de prática reflexiva será seguida com um processo de debriefing.
No contexto do Service-Learning, o objectivo social desta abordagem é também introduzido ao ter em conta pessoas com obstáculos socioeconómicos e problemas de saúde e à promoção de melhores hábitos alimentares.
A Universidade Internacional do Cuanza apresentou no VI Congresso Internacional da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA), realizado de 27 a 30 de Novembro de 2023, um projecto científico com o tema "Envolvendo Crianças em Idade Escolar no Combate aos Mosquitos Anopheles em Angola".
A reunião inicial do projecto terá lugar em Fevereiro, na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), coincidindo com a inauguração Do centro de simulação na universidade. Além disso, está prevista a visita do Dr. Francisco Rodríguez Martín, especialista em emergências da Universidade de Valladolid, que colaborou na aquisição de um boneco de simulação que será utilizado na UNIC para este projecto.