Os laboratórios de ciências médicas e da Saúde da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Dr. José Luiz Conty caminham na fase final da sua conclusão, faltando apenas os acabamentos e equipamento necessário para o funcionamento.
Segundo Jose Antonio, director de obras e infraestruturas da UNIC, nesse momento ocorre a finalização do espaço no tecto, a pavimentação e por fim instalar a mobília.
Trata-se de cerca de 10 laboratórios que são descritos a seguir:
Os laboratórios de Ciências da Saúde "Anatomia e Fisiologia Humanas" já têm as instalações concluídas. O mobiliário e o equipamento necessários estão actualmente a ser instalados.
Diversos laboratórios polivalentes tais como de biologia, microbiologia, físico-química, bioquímica, entre outros, estão em fase final de instalação dos equipamentos.
A Licenciatura em Enfermagem tem três áreas que complementam a formação em três domínios de grande relevância para a profissão. Estas abordarão competências profissionais tão relevantes como: enfermagem clínica, simulação médica e um espaço concebido exclusivamente para abordar a emergência, os cuidados intensivos e a cirurgia. Este último espaço, denominado Centro de Simulação Clínica Avançada, é o maior centro de simulação clínica da África Austral, fundado pela Reina Letizia, ou simplesmente Rainha Letizia, de Espanha.
Este centro permitirá o desenvolvimento de actividades de simulação de cuidados de saúde em ambientes profissionais tão reais como uma ambulância, um centro de UCI, etc. Este laboratório encontra-se num estado de desenvolvimento avançado e permitirá o desenvolvimento de competências análogas à prática profissional real.
O laboratório de Enfermagem e Simulação Médica foi preparado para que o estudante possa efectuar sessões de consulta de avaliação clínica com pacientes, medir o estado de saúde do paciente e determinar a situação da doença.
O laboratório de enfermagem, destinado às práticas relacionadas com as disciplinas clínicas para a avaliação de doentes nas áreas de enfermagem genésica-obstétrica, geriátrica, pediátrica e de saúde mental. Estes dois laboratórios já dispõem da maior parte do mobiliário e do equipamento.
A universidade está também a trabalhar para concluir, o mais rapidamente possível, os espaços laboratoriais de Nutrição e Dietéctica. Estes espaços são importantes para a licenciatura em Enfermagem, mas ainda mais para a licenciatura em Nutrição e Dietéctica.
Na área de Laboratórios de Ciências Médicas e da Saúde, localiza-se o laboratório de Nutrição e Dietéctica, onde serão desenvolvidas actividades relacionadas com a educação nutricional, avaliação antropométrica e nutrição, abordagem clínica e hospitalar da nutrição, entre outras. Actualmente, a maior parte do equipamento está instalado e a equipa docente está a trabalhar na sua organização.
No edifício Ágora, cuja construção está a avançar rapidamente, haverá um espaço para cozinhas e refeitório para os alunos. Será também um espaço onde se desenvolverá o Laboratório de Nutrição e Técnicas Culinárias. Este espaço tratará de aspectos tão relevantes para a população angolana como a segurança alimentar e as técnicas culinárias e gastronómicas para a obtenção de uma alimentação equilibrada.
Recorde-se que uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável são necessários para garantir a prevenção de doenças, para alcançar o melhor potencial de desenvolvimento físico-mental e uma boa qualidade de vida das pessoas nas suas diversas fases da vida (crianças, grávidas, lactentes, idosos, etc.). Além disso, a nutrição contribui para a melhoria ou a abordagem da maioria das doenças mais prevalentes na actual sociedade angolana.
O projecto de saúde da UNIC em Angola é desenvolvido pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), em colaboração com as seguintes universidades espenholas: Universidade Europeia do Atlántico (UNEATLANTICO), a Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM) e a Universidad de Valladolid (UVa).