No último Sábado dia 02, o Reitor da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Dr. Carlos Jélvez Martínez e o Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e Director da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia, Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, realizaram uma visita de trabalho à sede da Fundação Bornito de Sousa (FBS), em Luanda, com vista o estabelecimento de um primeiro contacto, perspectivando futuras parcerias entre as ditas instituições.
O encontro de primeiríssimo nível, surge na sequência de uma série de contactos estabelecidos pelas FUNIER e a FBS, e concretiza-se no âmbito da larga agenda de trabalhos desenvolvidos pela FUNIBER e a UNIC em Luanda, dias depois da apresentação da UNIC à diplomatas de diferentes nacionalidades, na residência do Embaixador de Espanha em Angola bem como actividades ligadas à Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Instituto Cervantes, Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (MESCTI), entre outras, na capital de Angola, levada a cabo com vista o fortalecimento das relações da UNIC e da FUNIBER com instituições nacionais e internacionais de diferentes âmbitos de actuação.
Ambos signatários foram acolhidos por altos funcionários da FBS, sob a liderança do seu Presidente, o filantropo Dr. Bornito de Sousa.
Sobre a mesa foram feitas as devidas apresentações da missão social da FUNIBER em África, com particular destaque em Angola, cuja acção está alinhada ao fomento e a democratização da educação superior, através do sistema de bolsas de estudos da FUNIBER assim como a construção do imponente projecto universitário a nível regional, o Campus Universitário da UNIC, situada no coração de Angola, na inspiradora Província do Bié (Cuito), inaugurada pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço a 5 de Outubro de 2021, que alberga jovens estudantes das 18 províncias de Angola e de outras nacionalidades.
A seu turno, o Dr. Sousa, apresentou os principais linhas de trabalho da Fundação que dirige, dando principal preponderância aos projectos ligados à educação, juventude e inclusão digital; desenvolvimento e inclusão social; sustentabilidade ambiental; orgulho africano e afrodescendente; assim como o fomento da cidadania, liderança e boa governação, sendo que estas cinco bases, representam os pilares da FBS.
O final encontro foi marcado com a firme promessa das três instituições da assinatura de um convênio de colaboração na sede da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), em Santander (Espanha).