A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Organização Não Governamental (ONG) Aldeia Nissí estabeleceram na passada quarta-feira um contacto no intuito de se constituir possível cooperação entre as duas instituições.
Os representantes da ONG composto por três elementos: Wander Dias, Gestor de projectos da organização, Correia Enoque e Elisa Enoque foram recebidos pelo Reitor da UNIC, Professor Doutor Carlos Jélvez Martínez, Lisandra Brizuela, Decana da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Darianys Gilbeaux, Decana da Faculdade de Saúde e o Professor Joel Barreto, Coordenador do Curso de Administração e Gestão de Empresas.
Durante o encontro, a comissão da organização explicou como surgiu o projecto, os objectivos, funcionamento e metas. Segundo Correia Enoque, representante da Aldeia Nissí na Província do Bié, contou que o projecto contempla duas áreas fundamentais: educação e social. “Na parte social prestamos apoio a viúvas, pessoas com albinismo, crianças abandonadas sendo que funcionamos também como internato; na área da educação, a infraestrutura compõe salas de aulas, leccionamos desde a iniciação ao ensino médio, de maneira gratuita”, descreveu o representante da organização no Bié.
O Gestor de projectos da Organização a nível do Brasil, Wander Dias, disse que esta parceria seria de extrema importância para o desenvolvimento da Organização no sentido de se alargar localmente ampliar cada vez mais a sua actuação na área da educação, saúde e assistência social.
O Professor Joel Barreto Menezes Júnior, Docente da UNIC e Director do Curso de Administração e Gestão de Empresas, considera importante um convênio entre instituições, ressaltando que o estabelecimento de um convênio entre a UNIC e a Aldeia Nissí representa uma oportunidade única para sinergias que transcendem as fronteiras académicas e sociais.
“A UNIC, como instituição de ensino superior, traz consigo recursos intelectuais, pesquisa avançada e uma comunidade académica vibrante. Ao colaborar com a Aldeia Nissi, uma ONG comprometida com a transformação social e o apoio comunitário, a Universidade pode aplicar os seus conhecimentos teóricos em contextos práticos e contribuir para soluções inovadoras e sustentáveis”, apontou Joel Barreto.
O Professor acredita, entre outros aspectos, que a parceria não apenas enriquecerá a experiência educacional dos estudantes, dos professores e investigadores, mas também fortalecerá a capacidade da Aldeia Nissi de abordar desafios sociais de maneira mais abrangente, promovendo assim um impacto positivo duradouro na comunidade local e para Angola como um todo.
A Aldeia Nissi, projecto social mais antigo da ONG, surgiu há 14 anos na Província do Bié, cidade do Cuito, oferece a crianças e famílias da região educação, assistência básica, social e médica, através da mão de obra de voluntários especializados.
A Universidade Internacional do Cuanza é uma instituição de ensino superior, que oferece aos seus alunos uma formação integral, baseada na excelência e comprometida com as pessoas e está apostada no desenvolvimento social.