A Decana da Faculdade de Saúde da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Doutora Darianys Guilbeaux, realizou uma instância em Espanha nos dias 11 a 28 de Fevereiro, onde entre muitas actividades, visitou a Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), no centro de Espanha, com vista a reforçar a interacção com as metodologias de saúde para impulsionar a formação da Enfermagem na UNIC, e na ocasião, falou em revista à uma emissora de rádio espanhola, sobre os projectos do curso de Enfermagem da Universidade Internacional do Cuanza para o desenvolvimento de Angola.
Durante a visita de trabalho na Espanha, Darianys participou de uma mesa redonda ao lado da Decana da Faculdade de Saúde da UCLM, Dra. Begoña Polonio e o Dr. Jose Luis Martín Conty, Vice-decano, onde explicaram a importância das relações entre ambas instituições para o contributo na requalificação dos serviços sanitários em Angola.
A responsável pela formação de saúde da UNIC, comentou que a Universidade tem como meta a formação de profissionais qualificados para acudir satisfatoriamente às necessidades da sociedade. Nessa senda afirma: “a cooperação que a UNIC tem com a UCLM consiste em formar enfermeiros com uma qualidade superior, que sejam capazes de colmatar as insuficiências que se tem verificado nos hospitais do país, assim como dotá-los dos mais modernos meios e competências científicas do ramo da saúde”.
Por sua vez, Jose Luis Conty apontou a parceria entre a UNIC e a UCLM, assegurando que vai facilitar a interacção entre estudantes e professores, favorecendo a mobilidade entre Angola e Espanha, no intuito de alunos angolanos puderem realizar práticas profissionais nos hospitais de referência em Espanha, bem como proporcionar oportunidade de incorporar estudantes graduados espanhóis na UNIC, a fim de contribuir com o seu conhecimento no ensino da Enfermagem. Segundo Conty, isso vai impulsionar de maneira que os angolanos possam conhecer o sistema de saúde espanhol e vice-versa.
A Dra. Begoña Polonio sublinhou o esforço da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), em contribuir no desenvolvimento de Angola com a construção de um campus de alto nível, descrevendo o seu desempenho na criação do maior Centro Avançado de Simulação Clínica, a nível da região da África Austral.
A dirigente ressaltou o apoio dos governos de Angola e de Espanha na implementação do projecto UNIC, no centro de Angola. Enfatizou que a colaboração entre ambas universidades é um marco importante no garante da melhor assistência nos serviços sanitários angolanos.
A FUNIBER e a UCLM estabeleceram em Setembro de 2022 um acordo de cooperação, que visa um trabalho conjunto e colaborativo entre as respectivas instituições, no sentido de impulsionar uma melhor formação de enfermeiros em Angola.
O projecto de saúde da UNIC em Angola, é desenvolvido pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), em colaboração com as seguintes universidades espanholas: Universidad Européa del Atlántico (UNEATLANTICO), a Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM) e a Universidad de Valladolid (UVa).