Nesta secção

Secretário de Estado para o Ensino Superior destaca a importância do projecto UNIC para a educação superior em Angola

01 Junho, 2023

O Secretário de Estado para o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em Angola, Eugénio Adolfo Alves da Silva, visita a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), no dia 19 de Maio a afim de constatar a evolução da instituição, e destaca a preponderância da UNIC para a educação superior no país.

A delegação do Ministério do Ensino Superior foi recebida na UNIC pelo Presidente da Fundação Universitária Euroafricana (FUEA), Oldemar Nólio, João Canoquena, Reitor, Carmen Lili Velasco, Vice-reitora para a área académica, María Elena Rodríguez, Vice-reitora para a área científica, Irma Dominguéz, Coordenadora internacional para a Saúde, na Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), decanos, coordenadores de cursos, responsáveis de departamentos e professores.

Eugénio da Silva explicou que o objectivo fundamental da visita à província do Bié consistiu “na constatação da evolução da Universidade, as condições infraestruturais, técnico-pedagógicas e humanas para a criação de novos cursos na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), decorrente do compromisso que nós temos de apoiar este projecto que é considerado um projecto estratégico e relevante para o ensino superior em Angola”.

Segundo o Secretário de Estado, a sua visita incidiu ainda especificamente na inspecção dos cursos de Enfermagem e Engenharia Informática leccionados na UNIC, que apesar de terem a autorização do Ministério, carecem de aprovação.

Depois da visita guiada aos principais pontos, alvos da visita, Eugénio da Silva afirmou que as condições para o curso de Engenharia Informática estão completamente criadas, salientando que a Universidade cumpriu com todos os requisitos recomendados pelo Ministério para a aprovação dessa licenciatura.

“Todos os laboratórios estão bem equipados, salas específicas, com programas orientados que poderão apoiar as práticas necessárias para a componente deste curso”, descreveu o Secretário de Estado para o MESCTI.

No concernente ao curso de Enfermagem, o dirigente e a delegação constataram a conclusão da construção de dez laboratórios construídos para as práticas profissionais em ciências médicas e da saúde, sendo que os equipamentos que irão apetrechar os laboratórios já chegaram em Angola e em breve estarão montados.

Eugênio Adolfo afirmou que de maneira geral, o “balanço que se fez é positivo, a UNIC tem estado a cumprir com o cronograma requerido, e afirmou que até o final do mês de Junho, depois da última vistoria se possa concretizar com a criação do decreto executivo para estas duas licenciaturas e outros novos cursos que a Universidade pretende implementar para o próximo ano académico que começa em Setembro.

Lídia Morais, inspectora do Ensino Superior, faz um balanço positivo sobre a inspecção na UNIC e felicita o corpo administrativo e docente pelo rico trabalho que se tem levado a cabo. “É notório o desenvolvimento da UNIC desde a última vez que cá estivemos. A Universidade tem docentes qualificados e um modelo de ensino que o mercado carece”.

A comitiva estava acompanhada por membros do Governo local, com destaque da Vice-governadora para o Sector Social, Económico e Político, Alcida Camatele, que ao seu turno manifestou satisfação pela visita da equipa do MESCTI.

“Se num futuro breve ampliarem os cursos na UNIC, para nós será motivo de satisfação, uma vez que alargando os cursos teremos mais jovens e não só, frequentando o ensino superior. Isto vai permitir o progresso do nível intelectual na nossa província em particular e em Angola no geral. O Bié abriu as portas para a UNIC e nada melhor do que trabalharmos juntos”, descreveu Alcida Camatele.