A Reitoria e a Secretaria Geral da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovem reuniões de auscultação e concertação com os diferentes departamentos afectos à instituição, e o primeiro aconteceu no dia 21 de Setembro de 2023, na sala de reuniões da UNIC, com os funcionários das áreas de Admissões, Secretaria Académica e Cobrança.
O encontro, visa apresentar o Secretário Geral, o Dr. António Santos Sicato, e da mesma forma, auscultar os funcionários administrativos que asseguram os diversos departamentos afectos à Universidade. Presidiram a reunião, o Presidente da Fundação Universitária Euroafricana (FUEA), promotora da UNIC, Dr. Oldemar Nolio, Dr. Carlos Jélvez Martínez, Reitor e António Sicato, Secretário Geral.
Na ocasião, o Secretário Geral, Dr. António Santos Sicato, sublinhou a importância dos departamentos de Admissões, Secretaria Académica e Cobrança, sem descorar dos demais, para o funcionamento da instituição. Apontou a importância que representa a Secretaria Académica na vida da Universidade, porquanto constitui o coração. “É aí a entrada e saída do estudante, e faz toda a diferença no funcionamento institucional”, afirmou António Sicato.
Durante o encontro, segundo o Dr. Sicato, foi possível saber dos principais desafios que os departamentos enfrentam, dessa feita, a perspectiva é traçar estratégias que logrem em resultados mais prósperos. “Apostar no trabalho em equipa, unir forças, criar sinergias” são os principais focos do Secretário Geral para fazer face aos desafios.
O Reitor da Universidade, Carlos Jélvez Martínez, considerou a reunião interessante, “foi uma reunião de coordenação, pôde conhecer cada um dos componentes da equipa administrativa. A perspectiva é reforçar a equipa da Secretaria Académica e juntos fazermos um trabalho de equipa para o crescimento da UNIC”, rematou o Reitor, que também garantiu criar condições para uma melhor efectivação dos projectos e serviços académicos que visam melhorar a promoção da Universidade.
Ercita Cônego, Coordenadora do Departamento de Admissões, fez um balanço positivo da reunião, no entanto, espera que os planos se tornem efectivos para melhor funcionamento dos departamentos.
Segundo o responsável da Secretaria Académica, Nelson Segunda, com a existência do Secretário Geral, as actividades serão efectivadas da melhor maneira, trabalhando de forma directa com a pessoa que melhor vai orientar os serviços académicos.
Giracelmo Chieu, responsável do Departamento de Cobrança, afirmou: “apresentamos as nossas dificuldades ao nível do departamento, vamos trabalhar directamente com o Secretário Geral. Recebemos a garantia de que as dificuldades serão sanadas e, vamos continuar a trabalhar para melhorar e garantir melhor serviço aos nossos estudantes e o público em geral”.