Bornito de Sousa, Vice-Presidente da República de Angola durante o período 2017-2022 e Presidente da Fundação Bornito de Sousa da República de Angola, viajou à Espanha com o objectivo, entre outros, de visitar oficialmente a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), universidade irmã da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), ambas da rede de universidades da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Durante a sua deslocação a Santander, foi acompanhado por uma delegação angolana, incluindo altos funcionários da Embaixada de Angola em Espanha.
Em sua visita à UNEATLANTICO foi recebido pelo Magnífico Reitor, Rubén Calderón; o Secretário Geral, Roberto Ruiz; e o Director de Relações Institucionais da FUNIBER e Director da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia, F. Álvaro Durántez Prados.
As actividades da Fundação Bornito de Sousa sustentam-se em cinco pilares: educação, juventude e inclusão digital; desenvolvimento e inclusão social; sustentabilidade ambiental; orgulho africano e afrodescendente; assim como o fomento da cidadania, liderança e boa governação. Tendo em conta os objectivos partilhados entre a Fundação Bornito de Sousa, UNEATLANTICO, UNIC e FUNIBER, foi acordada a assinatura de um convênio de colaboração quadripartida entre as instituições acima referidas.
O acordo será desenvolvido para impulsionar actividades nos domínios do ensino superior, cultura, tecnologia, ecologia, desenvolvimento sustentável, divulgação e ciência. As quatro instituições partilham o maior interesse na promoção do conhecimento e os vínculos entre os dois países de língua espanhola e portuguesa em todo o mundo, com especial destaque para a identidade africana e particularmente angolana, tendo em conta a criação da UNIC e da Fundação liderada pelo filantropo Dr. Bornito de Sousa.
As instituições signatárias concluíram o seu acordo de colaboração com vista ao desenvolvimento de projectos nacionais e internacionais, ao intercâmbio de professores, investigadores e profissionais e à realização de cursos e projectos de investigação. Por sua vez, a assinatura deste acordo favorecerá o apoio recíproco em actividades de extensão educativa de interesse comum.
Para a Universidad Europea del Atlántico representa um avanço significativo na internacionalização do conhecimento, aproximando os estudantes do Campus de uma realidade cada vez mais globalizada, favorecendo uma aproximação às nações africanas.