Nesta secção

O Director de Relações Institucionais da FUNIBER realiza visita de trabalho ao Bié e testemunha a clausura da exposição de Joan Miró

06 Dezembro, 2023

Pela primeira vez o Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER, Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, realizou a sua visita de trabalho ao Bié, com o intuito de testemunhar, no dia 27 de Novembro de 2023, o encerramento da exposição de Joan Miró, Obra Cultural da FUNIBER e UNEALTANTICO.

Durante os dias de visita ao Cuito, Álvaro Durántez trabalhou na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), onde manteve vários encontros com o Reitor Carlos Jélvez Martínez e visitou os vários compartimentos do Campus universitário a fim de constatar o funcionamento da Universidade. Na mesma ocasião, o Dr. Prados manteve um encontro em portas fechadas com o Ministro da Cultura e Turismo, Dr. Filipe Zau, que se encontrava na cidade do Cuito, por ocasião da clausura da Exposição de Joan Miró, promovida pela UNIC, FUNIBER e UNEATLANTICO, e com o Governador da província do Bié, Dr. Pereira Alfredo.

O Dr. Durántez assistiu, na manhã do dia 27 de Novembro à palestra do Ministro Zau, na Universidade Internacional do Cuanza, com o tema: Africanidade, Angolanidade, Identidade; o respeito à diferença, uma abordagem singular que antecedeu a cerimónia clausura da exposição inédita de Joan Miró em Angola. Nessa senda, o então Director da Cátedra FUNIBER e de Estudos Ibero-americanos e Iberofonia, em que a UNIC é membro, procedeu à entrega do livro da sua autoria para a biblioteca da Universidade, com o título “Iberofonía y Paniberismo. Definición y Articulación del Mundo Ibérico (2018) ”. Os exemplares servirão de material de consulta para estudantes, professores e todos os interessados na matéria da Iberofonia.

A par disso, Álvaro Durántez, ofertou o livro ao Reitor da UNIC, Carlos Jélvez e ao Director de Comunicação, Bernardo Chissende, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito da actuação local, regional e nacional, no que toca aos aspectos ligados à promoção da língua e cultura espanhola em Angola, através do projecto UNIC.

 

O Doirector de Relações Institucionais da FUNIBER visitou a exposição inédita das obras artísticas do espanhol Joan Miró, exibidas pela primeira vez na história de África na cidade do Cuito, desde o dia 6 de Novembro, na Mediateca Abel Abraão, depois que foram inauguradas pelos Reis de Espanha, em Luanda, em Fevereiro do ano em curso.

No seu discurso do encerramento da exposição Miró, Álvaro afirmou que a fundação que representa, é também um meio de cooperação cultural entre Angola e Espanha, “e esta exposição cultural representa um marco importante na institucionalização da República de Angola e do Reino da Espanha”. O Director Frigdiano se intitulou embaixador cultural de Angola na Espanha e vice-versa, declarando que vai promover a cultura angolana no seu país.

Frigdiano Prados destacou a importância que representou a presença do Ministro da Cultura, Filipe Zau e da mais alta entidade governamental da Província, o Governador Pereira Alfredo, na cerimónia de encerramento da exposição das obras culturais da FUNIBER e da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), assinalando o apoio prestado pelo Governo de Angola, através do Ministério da Cultura e Turismo, durante a exposição das obras de Miró no país.

Ainda na senda dos encontros, importa realçar a presença da representante da Embaixada de Angola na Espanha, a Dra. Marlene Gomes, que a pedido de Álvaro Durántez assistiu ao encerramento dessa importante exposição artística e cultural. Após a actividade, o Dr. Álvaro manteve um encontro com a Dra. Gomes, e posteriormente a convidou para assistir à entrega física do prêmio Archiletras de La Lengua, outorgado à UNIC, no recente dia 27 de Junho do corrente, na Casa de América, em Madrid, Espanha.