Nesta secção

Jovens do Bié destacam o contributo da FUNIBER, no progresso académico dos bienos

13 Julho, 2023

Vários jovens da província do Bié frequentaram cursos de pós-graduação em diversas áreas como Ciências da Educação, Psicologia, Direito, Engenharia e Comunicação Social, através da rede universitária FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana, com sede na Espanha.

O Campus da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), já testemunhou várias defesas de trabalho de fim-de-curso protagonizadas por jovens do Bié, formados pela Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI-México) e pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Espanha, nos níveis de mestrado e doutoramento.

No passado dia 4 de julho, Ernesto Pimenta e Fernando de Almeida dos Santos, destacaram o contributo da FUNIBER na formação de jovens bienos, durante uma entrevista à Unic-Rádio da Universidade Internacional do Cuanza. Ambos apresentaram profunda gratidão à Fundação, promotora da UNIC, que, desde 2020, aquando da aprovação da formação à distância em Angola, já formou cerca de 10 jovens, só no Bié, dado que vários outros estão a frequentar os estudos.

Pimenta e Fernando partilharam a experiência de ter terminado o mestrado por via de uma formação à distância, ou seja, online, contaram como foi o percurso académico, dificuldades e motivações. Para ambos foi um grande desafio, por causa da exigência especial do estudo nessa modalidade, onde a dedicação e o foco do aluno são imprescindíveis.

Ernesto Pimenta, ora Mestre em Comunicação Social, na especialidade de Jornalismo e Funções dos Meios, afirmou durante entrevista que a experiência de estudar via online foi algo singular, desafiador, contudo, decidiu abraçar o desafio.

“Quando comecei não sabia se ia terminar devido a rumores que tentavam desacreditar a formação, visto que Angola aprovou recentemente o ensino à distância. Mas procurei saber mais a respeito dessa informação, pesquisei mais sobre a FUNIBER, inteirei-me com pessoas que trabalham na Fundação há muito tempo, sem descurar a vontade de superar-me a nível académico, aperfeiçoar-me do ponto de vista científico e contribuir para o desenvolvimento do meu país”, declarou Ernesto.

Segundo Fernando de Almeida Mestre em Engenharia, na especialidade de Direção Estratégica e Telecomunicações, para si, foi um grande e valioso desafio. “Estudar à distância depende muito do estado emocional da pessoa. Tem de haver muita motivação e disciplina por parte do estudante. Fui o primeiro a matricular-me na FUNIBER, a nível do Bié. Nunca pensei em desistir, mas tive que dar uma pausa devido à algumas questões familiares que precisava resolver. Retomei e finalmente terminei”, descreveu o Engenheiro.

O então Mestre afirmou que ganhou uma bolsa de estudo na UNIC, logo no início do processo de instalação da Universidade, em Angola, e declarou que essa bolsa ajudou significativamente na sua formação. Nesse sentido, agradeceu especificamente a UNIC representante da FUNIBER em Angola e aconselhou a juventude a ficar atenta às oportunidades e agarrá-las. “A existência da UNIC e da FUNIBER é uma oportunidade para cada jovem angolano melhorar o seu grau académico”, frisou exortando ambas as instituições a continuarem com iniciativas do gênero.

“Agradeço à FUNIBER pelo estilo de formação que nos oferece. Antigamente a única opção que tínhamos para aumentar o nível académico foi sair do país, depois da licenciatura. Nesse caso teria que deixar a família e o trabalho, mas agora temos a oportunidade de o fazer a partir de casa, conciliando com tudo”, finalizou o jovem Fernando dos Santos.

Os entrevistados partilharam da experiência intercultural que viveram durante o percurso da formação, estudar com pessoas de diferentes nacionalidades, hábitos, costumes e línguas diferentes.

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) está unida à FUNIBER na aposta de uma formação integral, baseada na excelência dos africanos, e particularmente dos angolanos.