O Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano visita o Campus da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), no passado dia 17 de Maio, impressionado em conhecer a infraestrutura destaca a importância da instituição no desenvolvimento social da província do Bié.
O governante do Banco Central, em cumprimento da sua agenda de trabalho ao Bié, visitou o Campus da UNIC acompanhado de uma vasta delegação, destacando-se o Governador do Bié, Pereira Alfredo, os membros do Governo central e provincial, funcionários do BNA e a imprensa, tendo sido recebidos pelo Reitor, Dr. João Canoquena e Jose Antonio, Director de obras da Universidade.
Massano conheceu os vários compartimentos que constituem a infraestrutura arquitectónica da Universidade, começando pelo laboratório de bioquímica, onde o reitor fez uma apresentação pormenorizada do funcionamento do aparato técnico disponível para as aulas práticas dos estudantes. Na mesma senda, o Dr. Canoquena fez uma descrição do funcionamento do manequim electrónico de simulação clínica avançada.
Na Biblioteca, o Governador do BNA inteirou-se em relação às literaturas disponíveis física e virtualmente. Com os olhos fitos às prateleiras, Massano observou atentamente as literaturas que a instituição oferece ligadas à sua área de formação e actuação, os de economia e finanças. A bibliotecária Cristina Eduardo guiou a visita à biblioteca, tendo esclarecido a funcionalidade da mesma, as condições técnicas e tecnológicas que dispõe.
Seguidamente, a delegação parou no estúdio de rádio, espaço concebido para o apoio das práticas profissionais para os estudantes de Jornalismo. Tendo recebido a explicação, o Dr. Lima manifestou a sua satisfação e enalteceu a iniciativa do projecto que cada dia vem se estabelecendo de forma progressiva.
Na mesma ocasião, o economista foi conduzido até às obras, onde foram erguidos os laboratórios de enfermagem, de nutrição e o centro avançado de técnicas de enfermagem, assim como o Ágora, espaço de estudos e de lazer para os alunos.
No edifício administrativo Cuquema, o Governador do Bié, Pereira Alfredo convidou o mandatário do BNA a conhecer o mural, onde estão escritos os principais nomes que protagonizaram a UNIC, assim como a frase “num antigo campo de minas, hoje nasce um verdadeiro campo de conhecimento”. Pereira Alfredo explicou aos visitantes o significado da frase que constitui parte da identidade corporativa da Universidade.
No final da visita, José Massano disse: “ficamos muito bem impressionados com as instalações, e com todas as explicações que nos foram dadas relactivamente a ambição que tem a Universidade de preparação de cidadãos angolanos e não só, assim como aqueles que queiram cá estar para a partilha de conhecimentos”. Sublinhou ainda que a satisfação é maior em ver um centro de conhecimento que muito acrescenta no desenvolvimento humano que o Bié alberga.
O mandatário incentiva a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), entidade promotora da UNIC a continuar na aposta do investimento que está a ser feito, afirmando que, "Angola precisa desse compromisso para fazermos um país cada vez melhor”. Aconselhou aos estudantes ao esforço e dedicação para juntos se formar uma Angola melhor, e a sociedade em geral a continuar a valorizar e a proteger a infraestrutura que a todos constitui motivo de orgulho.
A Universidade Internacional do Cuanza, é conhecida como o cartão postal da província do Bié. Desde a sua abertura oficial a 5 de Outubro de 2021, data da sua inauguração pelo Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, a UNIC tem sido prestigiada com visita de altas entidades governamentais nacionais e estrangeiras, pais e encarregados de educação dos estudantes da instituição, entidades eclesiásticas, tradicionais e a sociedade civil.