O colectivo de estudantes do Curso de Direito da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), realizaram, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de Dezembro, um conjunto de actividades, das quais uma campanha de plantação de árvores que servirão de cortina contra o vento.
Num momento em que os dirigentes do mundo inteiro estão engajados no tema sobre a situação climáticas, estudantes, afecto ao primeiro, segundo e terceiro ano de frequência do curso Direito participaram da plantação de cerca de 200 árvores de diversas espécies na cidade do Cuito.
O Reitor da UNIC, Dr. Carlos Jélvez Martínez fez o lançamento da campanha de plantação de árvores. Na ocasião destacou a importância dos cuidados a ter com o meio ambiente para a vida humana e de todas as espécies que habitam o planeta terra. O Reitor declarou que a UNIC tem o desafio de criar um departamento ambiental que vai integrar estudantes, "a finalidade é estarmos unidos à causa do meio ambiente e promover melhor qualidade de vida", enfatizou o Reitor, assinalando o convénio entre a Universidade e o Gabinete Provincial do Meio Ambiente, que visa desenvolver um trabalho conjunto na abordagem ambiental.
O Dr. Jorge Molina Beltrán, Decano da Faculdade de Engenharia, disse que a UNIC está comprometida com a salvaguarda do meio ambiente; por isso mesmo “não estamos a formar somente Engenheiros, juristas, enfim, estamos a formar pessoas com uma consciência profissional, cultural e ambiental, que integrem conhecimentos sobre a sua qualidade de vida”, disse o Dr. Molina.
Nelson Quintas, estudante de Direito, afirmou que a questão climática é também um tema de Direitos Humanos, por esta razão, como delegado da turma do terceiro ano trabalhou afincadamente com os colegas para juntos contribuir nessa luta que é de todos “a luta a favor da preservação ambiental”.
A actividade foi testemunhada por representantes do Gabinete Provincial do Ambiente, meios de comunicação social e outros membros do corpo directivo da UNIC.