Nesta secção

Acto de encerramento de Joan Miró no Bié, distinguido com a presença da Embaixada de Angola na Espanha

01 Dezembro, 2023

Representada pela Conselheira de Imprensa e Cultura, Dra. Marlene Gomes, a presença da Embaixada de Angola no Reino de Espanha simboliza um grande marco no encerramento da exposição de Joan Miró, obras artísticas do artista plástico espanhol Joan Miró, no Bié, no dia 27 de Novembro de 2023.

A cerimónia teve lugar na sala de conferências da Mediateca Abel Abraão, na cidade do Cuito, onde estiveram presentes entidades governamentais, académicas e civis.

O acto que marcou o fim da exposição das obras artísticas de Miró em Angola, inaugurada pelos Reis de Espanha, em Fevereiro do corrente ano, na cidade de Luanda, foi dirigido pelo Ministro da Cultura e Turismo de Angola, o Dr. Filipe Zau.

Para testemunhar este acto de grande relevância no intercâmbio cultural, da Espanha vieram o Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, Director das Relações Institucionais da FUNIBER e Director da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, onde a UNIC é membro e a Dra. Marlene Gomes, em representação da Embaixada de Angola na Espanha.

Na ocasião, Marlene Gomes manifestou gratidão pelas boas relações de cooperação entre os dois países. Descreveu o árduo trabalho que, enquanto representante do país leva a cabo, a fim de expandir a imagem de Angola. “Tivemos um trabalho exaustivo que é a promoção da imagem de Angola na Espanha, e o fruto deu-se com a visita dos Reis de Espanha em Angola, e continuamos a levar mais a cultura de Angola para a Espanha”, afirmou Gomes, que na ocasião apontou o Memorando de Entendimento estabelecido entre o Ministério da Cultura de Angola e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), que visa a promoção do intercâmbio e a expansão da cultura angolana na Espanha.

A Conselheira de Imprensa e Cultura da Embaixada de Angola na Espanha, fez alusão à uma nota apontada pelo Copríncipe de Andorra, quando se dirigia ao Embaixador de Angola no Reino de Espanha, Alfredo Dombe, que se referia a Angola como um país abençoado por Deus pelas suas riquezas naturais, mas, principalmente humanas, tendo recomendado ao Diplomata a promover mais os jovens e incluí-los nas políticas públicas.

No fim da sua intervenção, a Dra. Marlene sugeriu que a diplomacia começa pela diplomacia cultural, pois é a cultura que une as nações, e é por meio dela que se promovem os povos.

Para terminar a sua visita que fez ao Bié pela primeira vez, a Dra. Gomes visitou as instalações do Campus Universitário da UNIC, onde fez uma visita guiada com o Reitor, Dr. Carlos Martínez, o Dr. Álvaro Durántez Prados e Bernardo Chissende, Director de Comunicação da UNIC. Marlene, mostrou-se inteiramente feliz em conhecer a Universidade, e manifestou a sua vontade em desenvolver programas de colaboração, através da UNIC Rádio.

Além da UNIC, a representante da Embaixada de Angola na Espanha visitou as instalações da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-Bié), com quem a UNIC tem colaboração no âmbito académico, científico e cultural.

No fim da visita à UNIC, Marlene Gomes assistiu o Director de Relações Institucionais da FUNIBER a proceder ao Reitor, a entrega física do prémio Archiletras que distinguiu a Universidade Internacional do Cuanza na categoria Universidade do Ano, dos II Prémios Archiletras de la Lengua, recebido pelo Dr. Durántez, em representação da UNIC, no dia 27 de Junho, na Casa América, em Madrid, acto testemunhado pelo Dr. Alfredo Dombe, Embaixador de Angola na Espanha.