A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) esteve representada na mesa-redonda “A Ibero-América e África: espaços de convergência”, evento que encerrou o Ciclo de Conferências que contou com a presença de diversos especialistas de reconhecido mérito.
No passado dia 22 de maio, Frigdiano Álvaro Durántez Prados, director da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e de Iberofonia, na qual a Universidade Internacional do Cuanza participa, tomou parte da mesa-redonda “A Ibero-América e África: espaços de convergência”, evento organizado pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), em Portugal.
A África desempenha um papel preponderante na potencialização do Espaço Multinacional da Iberofonia tendo em conta a sua ampla dimensão de mais de 230 milhões de iberofalantes. Nesse sentido, a UNIC, a primeira Universidade africana com um carácter iberófono está comprometida em contribuir no sentido de o continente se estabelecer cada vez mais nesse contexto multilinguístico e multicultural.
Além da UNIC, a Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-americanos e Iberofonia, tem como membros os centros acadêmicos da América e Europa: Universidad Europea del Atlántico, em Santander, Espanha (UNEATLANTICO), a Universidade Internacional Ibero-americana do México (UNINI México), a Universidade Internacional Ibero-americana (UNIB) e a Fundação Universitária Internacional da Colômbia (UNINCOL).
Ciclo de Conferências
A mesa-redonda estava composta também por Eugénio Costa Almeida, investigador no Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e Nancy Gomes, professora da UAL, coordenadora da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos e directora da Delegação da FUNIBER em Portugal. Moderou o debate Paulo Neves, presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento de América Latina (IPDAL).
Esta mesa-redonda encerra o Ciclo de Conferências, que desde o mês de março desenvolveu-se no âmbito da V Edição do Curso Avançado de Estudos sobre América Latina, organizado em parceria pela UAL, OEI, e o Instituto de Defesa Nacional; e da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos - contando com o apoio da FUNIBER, o IPDAL e a Câmara de Comércio Portugal Atlântico Sul.
Foram diversos professores, investigadores e especialistas convidados que participaram dos encontros: Andrés Malamud (Universidade de Lisboa), Arturo Oropeza García (Universidad Nacional Autónoma de México), Beatriz Padilla (University of South Florida), Carlos Malamud (Real Instituto Elcano), Carmen Fonseca (Universidade Nova de Lisboa), Daniel Cardoso (UAL), Filipe Vasconcelos Romão (UAL), José Manuel Santos (Universidad de Salamanca), Raquel Patrício (Universidade de Lisboa), Ricardo Raposo Lopes (Instituto de Estudos Políticos – UCP), Roberta Stumpf (UAL).
Na mesma senda, participaram dos encontros Thiago Gehre Galvão (Universidade de Brasília), Virginia Delisante (Universidad ORT Uruguai), Enrique Franco Maciel (Vice-Ministro de Relações Económicas e Integração do Paraguai), Luciano Stremel (Instituto de Desenvolvimento Económico e Social de Fronteiras), Alexandre Vieira (Polícia da Segurança Pública), Tiago Faneca (Polícia Judiciária), João V. Sousa (Centro de Estudos Internacionais – ISCTE), José Renato Silveira (Universidade Federal de Santa Maria), Marcos Palermo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Andrea Imaginario (Centro de Investigação em Ciências Históricas - UAL).