A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) realizou no passado dia 24 de Maio, uma actividade em comemoração ao seu terceiro aniversário, desde a sua aprovação e promulgação em Diário da República de Angola no ano de 2020.
Para saudar esta data realizou-se uma actividade, onde estiveram presentes o Reitor, Dr. João Canoquena, a Vice-reitora para os assuntos académicos, Carmen Lilí Rodríguez Velasco, a Vice-reitora para a área científica, María Elena Rodríguez, Irma Dominguez, coordenadora Internacional para a Saúde a nível da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), a decana para a faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisandra Brizuela, o decano de Engenahria, Jorge Molina, a Secretária Geral, Nina Cristense, professores, estudantes e funcionários de diversas áreas da UNIC.
A actividade teve como moderadora a estudante de jornalismo do segundo ano Mariana Balundo. Vários momentos marcaram a comemoração como: discursos, manifestações culturais, a exibição do vídeo institucional que retrata a trajectória da Universidade desde as raízes das obras, inauguração e momento actual.
O discurso central foi apresentado pelo Reitor João Canoquena, e destacou o compromisso da UNIC que consiste numa formação de qualidade com o modelo de aulas invertidas, forte aposta na utilização de meios tecnológicos e comprometimento no ensino de línguas, nomeadamente o espanhol e inglês. Falou da sua satisfação pela celebração deste dia e parabenizou a província do Bié por ser a escolhida para receber este projecto de tamanha magnitude.
Eduardo Solo, professor da UNIC, falou em nome dos professores encorajando a direcção da Universidade a continuar com o trabalho que tem feito. Demonstrou o seu comprometimento com a instituição na formação de quadros, o seu maior objectivo.
Feliciano Félix, estudante de Jornalismo da UNIC, foi um dos estudantes que animou a actividade com anedotas e música. Em entrevista, disse que não estava preparado, mas a espontaneidade tomou conta de si. “Foi uma celebração justa e valeu a pena ter participado”.
Na mesa ocasião o Reitor anuncio e apresentou a Comissão instaladora da Associação dos Estudantes da UNIC constituída por seis estudantes de diferentes cursos: Celcio Paulo, Manuel Chinduli, Esmeralda Gonçalves, Firmino Cassivela, Celestina Caterça e Valter Bambi.
De lembrar que a Universidade Internacional do Cuanza começou a ser construída no dia 14 de fevereiro de 2020, empregando mais de 730 jovens da província do Bié. A inauguração do campus universitário ocorreu aos 5 de Outubro de 2021 e foi presidida pelo Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço.
As obras do grande projecto UNIC continuam. No segundo momento de construção, está em conclusão a edificação dos laboratórios de saúde, onde se encontra o Centro de Simulação Técnica Avançado, denominado Rainha Letizia, o maior da África Austral que permitirá o desenvolvimento de actividades de simulação de cuidados de saúde em ambientes profissionais tão reais como uma ambulância, um centro de UTI, etc. Este e outros laboratórios encontram-se num estado de desenvolvimento avançado.
Destaca-se a construção dos laboratórios de engenharias, assim como o Ágora, área de cozinha e refeitório dos estudantes, que precisamente a sua edificação está a avançar rapidamente. Na mesma senda, realçar a vila residencial que com apenas duas semanas, as obras de construção registam um progresso sisginificativo. As residências estarão devidamente providas com equipamentos de ponta e modernos, serviços de primeira necessidade garantidos, além da internet para assegurar melhor qualidade de vida aos estudantes e professores.
Parafraseando o Doutor Santos Grácia Villar, Presidente Da FUNIBER, promotora da UNIC, “num antigo campo de minas hoje nasce um verdadeiro campus de conhecimento”, capaz de proporcionar melhores oportunidades para o desenvolvimento da província do Bié, formando cidadãos angolanos, através da transferência de conhecimento e do fomento da investigação científica, ingredientes para o processo de aumento da capacidade produtiva. Esta é a Universidade Internacional do Cuanza.