A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) passou por um processo de avaliação no dia 19 de Junho pela comissão nacional de supervisão do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objectivo de averiguar as condições técnico-pedagógicas, infraestuturais e de recursos humanos para abertura de novos cursos.
Da constatação feita, a delegação do MESCTI fez um balanço positivo no concernente as condições criadas pela Universidade para os novos cursos de licenciatura: Nutrição Humana e Dietética, Psicologia, Relações Públicas e Marketing, Engenharia de Minas, Telecomunicações, Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares e Educação Primária Bilíngue.
Conheça a Licenciatura em Engenharia Química que a UNIC oferece
O papel do engenheiro como gestor de processos e de organizações industriais no campo da engenharia já era reconhecido desde o final do século XIX. Ao longo do tempo e com os avanços tecnológicos, os diferentes ramos da engenharia foram delineados como titulações específicas em mecânica, electricidade, química, técnicas de energia, organização industrial, entre outros.
A licenciatura em Engenharia Química da Universidade Internacional do Cuanza, aqui apresentado, confere aos estudantes uma formação científica e tecnológica para trabalhar em equipes multidisciplinares capazes de desenvolver seu trabalho tanto nas indústrias quanto nas organizações públicas.
Nos dois primeiros anos, é oferecida uma formação básica e obrigatória, destinada a formar um engenheiro generalista com conhecimentos em tecnologias específicas do sector químico, semelhantemente a outras universidades técnicas. Posteriormente, nos seguintes anos da formação, há uma possibilidade de escolher, entre uma série de especializações, aquela que apresenta um perfil único e específico do aluno.
Entre as vária qualificações, o profissional, que conclua com sucesso o curso de Engenharia Química, estará qualificado para: resolver os problemas básicos da química geral, orgânica e inorgânica e suas aplicações na engenharia; conhecer, compreender e utilizar os princípios da bioquímica; relacionar as leis gerais da termodinâmica, campos, ondas e eletromagnetismo e sua aplicação na resolução de problemas da engenharia; resolver problemas matemáticos e estatísticos que possam surgir no campo da engenharia química; conhecer as bases e fundamentos biológicos dos âmbitos vegetal e animal na engenharia; interpretar os dados derivados das observações e das mensurações de laboratório e sua relação com a teoria.
Com essa formação, o profissional vai conhecer as técnicas de representação gráfica, tanto por métodos tradicionais de geometria métrica e descritiva como por aplicações de projeto assistido por computador; conhecer os princípios básicos da mecânica dos fluidos e sua aplicação na resolução de problemas no campo da tecnologia na engenharia química; conhecer, compreender e utilizar os princípios de cálculo de estruturas e construção em projetos técnicos; conhecer, compreender e utilizar os princípios de automação e de controle de processos na indústria química; conhecer o papel desempenhado pelos controladores lógicos programáveis e os métodos de controle em sua aplicação no campo da tecnologia na engenharia química; conhecer os princípios básicos da termodinâmica para sua posterior aplicação na solução de problemas no campo da engenharia química, capacitando, por sua vez, na aprendizagem de novos métodos e teorias.
Principais saídas profissionais em Engenharia Química
A formação multidisciplinar do engenheiro químico permite-lhe desenvolver sua atividade em qualquer campo da engenharia e em duas vertentes: técnico e gestor. Essa dualidade faz com que esses engenheiros ocupem posições relacionadas, da gestão de recursos humanos à direcção de departamentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, passando pela direcção e otimização da produção e pelo departamento de qualidade. Neste contexto, são muito variados os campos de acção de um engenheiro químico: gestão e controle dos processos de produção - elaboração e processamento de produtos; engenharia e consultoria - projecto, pesquisa, desenvolvimento e modelagem e optimização de processos; direcção técnica - de empresas e indústrias de qualquer sector, bem como técnico de comercialização e marketing; outros campos - empresas de acreditação e certificação, entidades de aplicação e acompanhamento de programas de qualidade, centros de P D I, entidades de avaliação e seguros, administração e ensino.
A UNIC oferece para o curso de Engenharia Química a aprendizagem do inglês e do espanhol que são duas línguas fundamentais para enfrentar as actuais exigências do mercado de trabalho. Os estudantes dessa licenciatura têm a oportunidade de adquirir a dupla titulação angolana e espanhola, através do intercâmbio académico de alunos optarem por terminar os dois últimos anos de instância na Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Espanha.
Venha para a UNIC e faça dela também a sua universidade!
A Universidade Internacional do Cuanza é uma instituição de ensino superior, dedicada nos níveis de graduação e pós-graduação, criada com a missão de oferecer aos seus alunos uma formação integral, baseada na excelência e comprometida com as pessoas.
A UNIC dispõe para você um campus universitário equipado com a mais moderna infraestrutura, combinando instalações modernas com tecnologia de ponta; numerosas salas de aulas, de trabalhos, salas de atendimento aos estudantes, restaurante, laboratórios, vasta biblioteca, campus virtual, zona para o estudo e convívio e residência universitária.
Faça a sua inscrição no seguinte link: https://www.unic.co.ao/estudantes/inscricao
Ou presencialmente: Estrada Nacional 250, Bairro Kaluapanda, Cuito – Bié, Angola. Contactos: 923 16 74 80; 932 88 48 95