Nesta secção

A UNIC acolhe apresentação do livro Comunicação em Saúde na celebração do dia internacional da Língua Portuguesa

17 Maio, 2023

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), acolhe a apresentação do livro Comunicação em Saúde do autor Adão Chimuanji, no passado dia 5 de Maio, data que se comemora o Dia da Língua Portuguesa.

O autor do livro, Adão Chimuanji, é enfermeiro de profissão e presidente do conselho provincial de Luanda da Ordem dos Enfermeiros de Angola.

A actividade foi prestigiada com a presença de várias entidades, entre elas o Director Provincial da Saúde Dr. João Campos que ao mesmo tempo representou o Governador Pereira Alfredo, o Reitor da UNIC Dr. João Canoquena, a Decana da faculdade de Ciências da Saúde, Daryanis Guilbeaux, Gil Chindai presidente da Câmera do Comércio e Industrias do Bié, profissionais de saúde, imprensa, oficiais de segurança do Estado, professores, estudantes e a sociedade em geral.

Durante a abertura, o Dr. João Campos falou da importância do processo de comunicação na vida dos seres humanos e recomendou a todos os profissionais quer de saúde, entre outros, a adquirirem o livro tendo em conta o grau de importância do assunto e pela necessidade que se verifica nas instituições de saúde, no concernente à comunicação profissional-paciente.

Na mesma senda, a Decana Daryanis fez breves considerações agradecendo ao autor por ter escolhido a UNIC como anfitriã para a apresentação, venda e sessão de autógrafos do seu livro, este que aborda questões de extrema relevância para fazer face ao processo de tratamento e assistência entre profissionais e pacientes.

O Livro Comunicação em Saúde, é, por sinal a primeira obra publicada em Angola com abordagem nessa área. Fala da importância do enfermeiro na Equipa Multidisciplinar e sua interação para a segurança do paciente. Na mesma senda, descreve a gênesis da noção moderna da comunicação, comunicação na organização hospitalar, comunicação em saúde e comunicação em enfermagem, entre outros temas.

Nessa ocasião, o reitor assinalou que esta apresentação conjuga com a celebração do dia internacional da Língua Portuguesa. “O momento é apropriado e está alinhado àquilo que nós esperávamos como parte da celebração da nossa língua”, destacou o reitor, encorajando os académicos a escreverem abordagens de vária índole e reflexiva.

Segundo o autor Adão Chimuanji, “o tema do livro é resultado de uma constatação durante o exercício da sua profissão enquanto enfermeiro dentro de duas clínicas das três que o país dispõe, na capital Luanda. Adão Chimuanji sublinhou a importância dos profissionais de enfermagem, afirma que estes são os que mais se destacam no sector da saúde, são os que mais representam o sector e estão nos locais que os outros profissionais não chegam”.

O enfermeiro chama atenção sobre a importância do trabalho em equipa, para que os pacientes tenham uma prestação de serviço de qualidade. Disse ainda que o paciente deve ser olhado com uma visão holística e como um todo.

O escritor destacou o papel da UNIC na província do Bié e a nível nacional, afirmando que é um projecto de grande imponência para o desenvolvimento do país, porquanto a sua aposta está na formação qualificada dos recursos humanos.

Por seu turno, o presidente da Câmara do Comércio e Indústrias do Bié, Gil Chindai, sublinhou a relevância da abordagem que o livro faz para o exercício de toda profissão. “Fiz uma leitura breve, é um livro com uma qualidade específica que agrega valor em todas as áreas do saber, é algo pedagógico que todos profissionais, estudantes de saúde e não só deveriam adquirir”, sustentou o dirigente governamental.

Para Rosa, estudante do curso de enfermagem, a obra se faz de extrema necessidade no sentido de auxiliar na sua vida acadêmica e profissional. A actividade foi marcada com momentos culturais como música e poesia.

O livro foi lançado inicialmente em Luanda, Benguela. A escolha do Bié, segundo o autor, deveu-se ao facto de esta ser a sua terra natal, tendo escolhido a UNIC por ser uma instituição que desde o princípio mostrou-se disponível e comprometida com a sua responsabilidade social em relação ao desenvolvimento do homem.