Licenciatura em Psicologia das Organizações

Apresentação

A Psicologia vem se desenvolvendo como ciência e profissão desde a segunda metade do século XIX, e, hoje, é uma actividade em expansão, consolidada a partir do ponto de vista acadêmico e científico, com uma enorme versatilidade em relação às saídas profissionais e campos de aplicação.

Universidade Internacional do Cuanza oferece a graduação em Psicologia considerando a crescente necessidade de profissionais com este perfil. Sem vincular-se unilateralmente a nenhuma das correntes, escolas ou metodologias que acompanharam o desenvolvimento da Psicologia, a universidade oferece conhecimentos e competências em uma perspectiva integradora, que permitirão ao estudante ter uma visão crítica, complexa e actualizada desta profissão.

Competências

O profissional que culmine satisfatoriamente a Licenciatura em Psicologia das Organizações estará qualificado para:

  • Analisar, administrar e interpretar corretamente testes psicológicos e outras ferramentas de diagnóstico para compreender e avaliar psicologicamente pessoas e grupos.
  • Diagnosticar alterações psicológicas a partir de sua expressão clínica e realizar prognósticos de sua expressão comportamental, cognitiva e emocional, assim como criar estratégias interventivas adequadas.
  • Aplicar diversos tratamentos para a intervenção no âmbito das organizações, gerando opções reais para aumentar o bem-estar e a integração social das pessoas.
  • Gerir ferramentas para o recolhimento e análise da informação que permita analisar o comportamento de indivíduos, grupos ou organizações em seu contexto e criar estratégias e ações que facilitem o seu desenvolvimento.
  • Identificar e atender demandas e necessidades de intervenção psicossocial em contexto laboral para potencializar o desenvolvimento pleno de pessoas e grupos.
  • Aplicar de maneira efetiva a metodologia e técnicas de coaching ao desenvolvimento individual-grupal, respeitando e avaliando a grande diversidade do comportamento humano como recurso potencializador do desenvolvimento social.
  • Gerir conflitos laborais de maneira efetiva, através do domínio de técnicas de mediação e resolução de conflitos.
  • Atuar como consultor organizacional, atendendo de maneira efetiva às demandas vinculadas com os processos humanos no entorno laboral através da aplicação de conhecimentos e ferramentas da Psicologia.
  • Envolver-se em práticas investigativas que permitam a geração de novo conhecimento psicológico com alto valor de aplicabilidade, atuando em todo momento de maneira ética e responsável, em benefício das pessoas e grupos.
  • Fazer uso das ferramentas que são geradas de maneira contínua no marco das TIC, como suporte para a aprendizagem contínua para um exercício profissional de excelência.

Saídas Profissionais

  • Psicólogo(a) organizacional (director de recursos humanos, técnico em selecção, formação e/ou desenvolvimento de RH, consultor).
  • Coach: treinamento de pessoas, grupos e organizações em processos de desenvolvimento, alcance de objectivos e otimização do rendimento.
  • Psicólogo(a) da comunicação (publicidade e marketing).
  • Pesquisador em equipas multidisciplinares.
  • Docente.

Formação Bilíngue

Formação para um mundo sem fronteiras

Inglês e Espanhol: fundamentais tanto para o presente como para o futuro

Atualmente, uma das ferramentas imprescindíveis na comunicação internacional e a chave que abre as possibilidades para encontrar um bom emprego, tanto em Angola como no restante do mundo é poder comunicar-se em idiomas como o inglês e o espanhol.

Em nosso país, 80% das ofertas de trabalho já pedem um excelente domínio de idiomas e, em muitas ocasiões, este critério é colocado acima de outros como o currículo ou a trajetória profissional.

Por isso, a Universidade Internacional do Cuanza considera a importância da aprendizagem de línguas entre os estudantes de graduação e incentiva-os a matricularem-se, desde o primeiro ano, nas turmas de reforço para concluir com êxito as disciplinas oferecidas em outros idiomas ao longo do curso.

Deste modo, independentemente de seu nível inicial, com um plano de apoio global baseado em tutorias, materiais específicos e grupos de trabalho muito reduzidos, o aluno pode acompanhar as aulas em um sistema bilíngue português/inglês e português/espanhol  de maneira progressiva e, ao finalizar os estudos, terá adquirido competências bilíngues para o exercício de sua profissão.

Titulação

Licenciatura em Psicologia das Organizações

Plano de estudos

1º ANO
1º Semestre 2º Semestre
Língua Portuguesa I Língua Portuguesa II        
Fundamentos de Psicobiologia Psicofisiologia
História da Psicologia Psicologia da Motivação
Psicologia da Aprendizagem Informática Básica
Espanhol I Espanhol II
- Metodologia de Investigação Cientifica 
2º ANO
1º Semestre 2º Semestre
Psicologia da Emoção Psicologia da Personalidade e das Deficiências Individuais
Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência Psicologia do Desenvolvimento: Juventude, Idade Adulta e Velhice
Processos Cognitivos: Percepção, Atenção e Memória Psicologia Social
Estatística  Processos Cognitivos: Pensamento e Linguagem
Inglês I Inglês II
3º ANO
1º Semestre 2º Semestre
Psicologia dos Grupos Psicometria
Psicologia das Organizações Diagnóstico Psicológico
Organização de Empresas Intervenção Psicológica
Direção Estratégica e Competências Executivas Recursos Humanos
Psicopatologia Marketing Estratégico e Operacional
4º ANO
1º Semestre 2º Semestre
Avaliação de Programas e Intervenção em Diferentes Contextos Coaching
Resolução de Conflitos e Mediação Práctica Profissional
Neuropsicologia Trabalho de Fim de Curso 
Metodologia da Investigação em Psicologia -
Práctica Profissional -

Perfil de entrada

Definição dos requisitos necessários para acesso ao curso:

  • Comprovação de conclusão do ensino médio.
  • Para a Licenciatura em Psicologia das Organizações o candidato deve ter feito o médio nas áreas de ciências sociais, econômicas e jurídicas.
Pedir Informação
Informações