A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) comemora hoje um ano de história desde que se deu a abertura oficial em 5 de Outubro de 2021, data da inauguração do Campus Universitário por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola.
Do acto solene que marcou a abertura da primeira universidade internacional em Angola, estiveram presentes distintas figuras estrangeiras como o Dr. Manuel Hernández Ruigoméz, antigo Embaixador do Reino da Espanha em Angola e o Dr. Santos Gracia Villar, patrono da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), assim como os engenheiros que participaram da primeira fase da construção do Campus Universitário, professores e outras individualidades afectas à rede universitária na qual a UNIC participa, junto com instituições de diversos países da América e Europa.
De Angola, acompanharam o presidente da República, João Lourenço e altos mandatários do governo central e local. As províncias do país estiveram representadas por governantes, professores, académicos e entidades da sociedade civil. Na ocasião, a UNIC dominou a agenda noticiosa dos inúmeros meios de comunicação sociais angolanos e estrangeiros. A euforia que se vivia no Campus Universitário, que tem o nome do maior rio de Angola, e que dá nomenclatura à moeda nacional, o Cuanza, dominou os angolanos em forma geral.
No seu discurso, que serviu de abertura para ano académico 2021/2022, João Lourenço, Presidente da República, falou da importância da formação e actualização constante de conhecimentos dos professores para o melhoramento da qualidade do ensino nas universidades angolanas, e, ressaltou que é responsabilidade do estado a garantia da qualidade de ensino, embora seja ministrado em estabelecimento público ou privado, sublinhando que esta qualidade se melhora com o trabalho e o rigor no cumprimento dos critérios e das metas estabelecidas.
Nesta data que se faz de grande reflexão para a UNIC, o reitor descreve “hoje, recordamos com muito agrado e veneração o dia em que a mais alta instância da nação angolana honrou-nos com a sua presença para celebrarmos o marco histórico de termos concluído a construção de 6 dos 14 edifícios de salas de aulas, para além dos laboratórios, o refeitório, o alojamento estudantil e as infraestruturas para o desporto que ainda construiremos”.
Como instituição comprometida, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) reitera a sua responsabilidade social de fazer jus a um ensino de qualidade, garantindo a cada ciclo, condições favoráveis para um bom desempenho académico dos alunos, corpo docente qualificado, infraestrutura bem equipada com tecnologia do mais alto nível.
A Universidade Internacional do Cuanza comemora o seu aniversário a 3 de Março, dia em que teve a aprovação oficial pelo Conselho de Ministros em Luanda, Angola, e foi publicada no Diário da República, em 2020. Dentro de 5 meses a UNIC celebrará o seu aniversário.